quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A Bruxa Horripilante

Sem dúvida, o mais repelente de todos os fantasmas agourentos da Grã-Bretanha é a Gwrach-y-rhibyn, que existe exclusivamente no País de Gales.
O nome dela significa, literalmente, "bruxa da bruma" mas é mais comumente chamada de "bruxa da baba". Dizem que aparece como uma velha horrenda, toda desgrenhada, de nariz adunco, olhos penetrantes e dentes semelhantes a presas. De braços compridos e dedos com longas garras, temna corcunda duas asas negras escamadas, coriáceas como as de um morcego. Por mais diferente que seja da adorável bansidhe irlandesa, a bruxa da baba lamenta e chora como ela e cumpre funções semelhantes, prevendo a morte. Acredita-se que a medonha aparição sirva de emissária principalmente às antigas famílias galesas. Alguns habitantes de Gales até dizem ter visto a cara dessa górgona; outros conhecem a velha agourenta apenas por marcas de garras na janela ou por um bater fatal de asas, grandes demais para pertencerem a um pássaro.
Uma antiga família que teria sido assombrada pela Gwrach-y-rhibyn foi a dos Stradling, dos sul de Gales. Por setecentos anos, até meados do século XVIII, os Stradling ocuparam o castelo de São Donato, no litoral de Glamorgan. A família acabou por perder a propriedade, mas parece que a bruxa da baba continuou associando São Donato aos Stradling.
Uma noite, um hóspede do castelo acordou com o som de uma mulher se lamuriando e gemendo abaixo de sua janela. Olhou lá fora, mas as escuridão envolvia tudo. Em seguida, ouviu algo roçando no ouvido, depois o bater de asas imensas. Os misteriosos sons assustaram tanto o visitante que esse voltou para a cama, não sem antes acender uma lamparina, que lhe fez companhia até o amanhecer. Na manhã seguinte, indagou da anfitriã se ela não fora perturbada à noite, por estranhos gemidos e arranhões. Ela lhe respondeu que sim, e que os ruídos vinham da Gwrach-y-rhibyn. Como para confirmar-lhe as palavras, logo depois chegou ao castelo a notícia de que o último descendente direto da família Strablin estava morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário