sábado, 10 de dezembro de 2011

Top 10 - As criaturas bizarras do folclore japonês

10 – O Kappa


A primeira vista não existe nada de tão assustador e bizarro sobre o Kappa. É um pequeno duende, frequentemente referido como macaco de água.

O Kappa tem um pires na cabeça que está cheio de água a partir da primavera de natal. Se a água sai de sua cabeça, ele perde seus poderes mágicos. Kappas geralmente bebem sangue e podem ser bons ou maus. Eles também gostam de comer pepinos e uma família japonesa que deseja evitar a ira de um Kappa ou ficar a favor deles, devem escrever seus nomes em um pepino e jogar no lago dos Kappa. As criaturas são conhecidas por serem educados e sempre prometer coisas. A coisa mais estranha sobre os contos dos Kappas é que existem diferentes nomes para eles: Kappa peludo, Kappa covarde, Kappa alpinista, Kappa animal, Kapa olho, kapa gato (não, não, os veterinários não)…

Quer fazer um Kappa perder seus poderes?

Desafie-o pra uma luta de sumo e faça antes da luta uma referência, ele ira fazer o mesmo, aí a água do seu pratinho vai cair no chão e já era o Kappa! XD

9 – Heikegani


O mais legal sobre esses carangueijos é que eles realmente existem, aí tu perguntas: por que diabos você tá falando dele então?

É que existe um costume no japão: não comer carangueijos com rosto que lembre um Samurai, os japoneses atribuíram o rosto do caranguejo com a face do samurai Heike, que morreu na batalha de Dan-no-ura.

Foi proposto no passado que os carangueijos que tivessem um “rosto” que lembra-se um Samurai fossem preservados, por isso esse bicho nem é muito consumido no Japão.

8 – Nuppeppo


Um Nuppeppo é um espírito que aparece nos templos em ruinas ou em cemitério durante o entardecer. Aparentemente ele é um monte de carne podre ambulante.

Infelizmente não tenho muitas informações sobre essa criatura!

7 – Kasa-Okabe


O Kasa-Okabe é um Tsukumogami, um objeto que ganha vida depois que completa 100 anos (será que isso aconteceria com uma Casa? MEDAA! O_O)

Dizem que de tanto os guarda sois e guarda-chuvas ganharem vida eles resolvem reclassificar os bichinhos! XD

Essa história é uma das menos bizarras, vocês vão ver quando chegar o primeiro lugar!

6 – Makura Gaeshi


Espiritos embusteiros que mexem no nosso travesseiro enquanto a gente dorme, ou seja, são criaturas bem irritantes, se você não dorme feito uma pedra nem queira conviver com esse bicho aí.

Dizem que eles jogam areia nos olhos e roubam almas também!

5 – Konak Jiji


O Konak Jiji é simplesmente uma criatura mal-intencionada. Ele toma a forma de uma criança e esconde-se em áreas montanhosas remotas, à espera de um viajante que passa inocentemente. Quando uma vítima se aproxima, o Konak Jiji começa a chorar. É da natureza humana querer que um bebê pare de chorar e, por instinto, os viajantes pegam o bebê no colo para confortá-lo. Uma vez que ele está no colo ele cresce e fica insuportavelmente pesado. Algumas fontes dizem que eles podem crescer até e pensarem mais de 350 quilos, peso o suficiente para causar sérios danos a quem os segura. De acordo com a crença não é possível jogá-los no chão, porque as pessoas ficam paralisadas. Porém, se alguém conseguir sobreviver ao efeito esmagador, a pessoa ganhará poderes mágicos.

4 – Mokumokuren


O mokumokuren é outro exemplo de criatura bem estranha. No Japão antigo, paredes deslizantes feitas de papel eram bastante comum na grande maioria dos lares japoneses. O papel, no entanto, pode conter buracos ou ter partes rasgadas. O Mokumokuren é um espírito que habita o papel de parede deslizante. Se o proprietário do muro é muito descuidado, o muro poderá conter buracos e quando mais buracos conter o papel, mas chance existe de pessoas observarem você nos buracos da parede. E a tradição dizem que estes espíritos observam você. A única maneira de se livrar deles é ser bastante cuidadoso e não deixar buracos na parede de papel.

Coisa de loko! XD

3 – Akaname


Akaname pode ser traduzido literalmente como: “lambedor de sujeira”

Ele limpa toda a sujeira do seu banheiro com sua lingua aspera e de saliva venenosa Acredita-se que o monstro pode ter se originado como uma forma que os pais encontraram para motivar os seus filhos a manterem o banheiro sempre limpinho.

2 – Itta Momen


O Ittan Momen parece bastante inofensivo, afinal, é apenas uma tira de pano branco. Ele tem o hábito de voar ao redor das pessoas à noite, o que é um pouco estranho, mas, não tão assustador assim. Não é assustador mas pode lhe fazer mal, envolver sua cabeça e esmagar seu crânio ou sufocar até que você morra. Não é totalmente ruim, apesar de que o Ittan Momen gosta de ser usado por pessoas que ganharem suas confianças, mas, como ganhar a confiança destes panos gigantes voadores é algo que permanece totalmente no mistério.

E agora o primeiro lugar:

TAN TAN TAN TAN!!!

1 – Shirime

[bizarro demais para postar imagem :3 ~ by: Lil]

A descrição disso aí é: uma pessoa aparatemente normal com um olho na porta dos fundos (pra não dizer outra coisa XD)

Não existe nenhuma informação quase sobre suas aparições.

Na verdade, só existe uma história registrada sobre o Shirime, mas, a idéia deste ser foi bastante assimilada pelo artista e poeta Yosa Buson que incluiu várias criaturas sobrenaturais nos quadros que pintou. A história do Shirime simplesmente afirma que um samurai solitário estava andando por uma estrada à noite, quando alguém o chamou. Ele se virou para ver um homem misterioso se despir e apontando para o seu traseiro. Do nada, um grande olho brilhante começou a se abrir a partir da área indicada. O samurai ficou tão horrorizado que ele saiu correndo gritando, e o Shirime nunca mais foi visto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário